sábado, 6 de agosto de 2011

O pós encantamento (ou fase do desencanto).

No pós encantamento nós enxergamos as circunstâncias/pessoas muito mais claras,mais humanas,sei lá.
As máscaras caem,as maquiagens se esvaem.É uma fase onde as coisas se apresentam exatamente como elas são.Sem muitos enfeites,nem “nhenhenhéns”.As pessoas são mais humanas ,elas erram e acertam ,tem manias ,defeitos e qualidades.

O pós encantamento pode representar uma fase de decepção para alguns,de revelação para outros e/ou as duas coisas juntas.O ideal é não sofrer muito ao enxergarmos que as coisas não são como pensamos que elas eram. É importante reconhecer aquilo sendo como ele é,acreditando que algo positivo existe naquilo e se não der pra você,sem sofrimentos,não insista.Seja resignado.

Aprenda que as coisas não tem que ser como você quer que sejam e sim,como elas tem que ser,como elas querem ser.Entenda que as pessoas não tem culpa de fazermos projeções em cima delas.Que elas não tem nada a ver com o fato de criarmos uma expectativa exagerada, com a idéia superficial que temos delas.As pessoas são como são e precisamos entender isso e ponto.

Transcender às superficialidades,as expectativas,as projeções e enxergar o "além de", sem precisar sofrer com o desencanto,sem de desesperar pelas desilusões ou decepções.

Confesso que eu adoro a fase do encantamento, e quando chega ao pós, me sinto como se o gás estivesse acabado e aquilo não tivesse mais graça.É como se o encantamento fosse a fase que me impulsiona,me põe pra cima e quando ela cessa,eu não tivesse mais porque continuar ali.E aí eu tivesse que ir buscar outros motivos que me dessem encantamento sabe? Resultado: não conseguia fechar ciclos,dar continuidade a nada que me desencantasse.
Com a maturidade eu fui aprendendo que a fase do “desencanto” chega e que precisamos encará-la.Ela existe em tudo e embora eu ainda preferir a fase muito apaixonada e encantada por algo/alguém, é essencial (as vezes,rs) estar consciente da realidade ” nua e crua” não é mesmo?

Jéssica Carvalho [Ouvindo “O que tiver de ser será, Marjorie Estiano.]

Um comentário:

  1. desencanto tira todo o mundo magico da paixão, não é ? e quem sabe nesse momento não realmente vemos o outro com seu defeitos e qualidades...
    gostei muito de seu texto. lindo !
    Senhorita Hanna. ;)

    ResponderExcluir